
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith[2][3][4][5] (em inglês: Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith) é um filme americano de space opera épica, o sexto filme da série Star Wars a ser rodado e o terceiro em ordem cronológica, lançado em 2005. A terceira e última parte da trilogia prequela de Star Wars, foi dirigido e escrito por George Lucas, e estrelado por Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Christopher Lee, Anthony Daniels, Kenny Baker e Frank Oz.O filme começa três anos após o início das Guerras Clônicas. Os Cavaleiros Jedi estão espalhados por toda a galáxia, liderando uma guerra maciça contra os Separatistas. O Conselho Jedi incumbe o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi de eliminar o notório General Grievous, líder do Exército Separatista. Enquanto isto, o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker se aproxima de Palpatine, o Supremo Chanceler da República Galáctica e, desconhecido do público, um Lord Sith. Sua amizade aprofundada ameaça a Ordem Jedi, a República, e o próprio Anakin.
Lucas começou a escrever o roteiro antes da produção de Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones terminar. As filmagens de A Vingança dos Sith começaram em setembro de 2003, principalmente na Austrália, com locações adicionais na Tailândia, Suíça, China, Itália e Reino Unido. A Vingança dos Sith estreou em 15 de maio de 2005, no Festival de Cinema de Cannes, em seguida, foi lançado mundialmente em 19 de maio de 2005. O filme recebeu avaliações positivas dos críticos, especialmente em contraste com as críticas menos favoráveis das prequelas anteriores, recebendo elogios pelo seu enredo, visual, cenas de ação, trilha sonora de John Williams, efeitos visuais, e performances de Ewan McGregor, Ian McDiarmid, Frank Oz, Jimmy Smits e Samuel L. Jackson. É o último filme da franquia Star Wars a ser distribuído pela 20th Century Fox antes da aquisição da Lucasfilm pela The Walt Disney Company em 2012.
A Vingança dos Sith quebrou vários recordes de bilheteria durante sua semana de abertura e arrecadou US$ 848 milhões mundialmente, sendo a terceira maior bilheteria da franquia Star Wars, não ajustado pela inflação. Foi o filme de maior bilheteria de 2005 nos Estados Unidos e a segunda maior bilheteria do mundo no ano atrás de Harry Potter e o Cálice de Fogo. A saga Star Wars continuou com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força em 2015, a primeira parte da trilogia sequela, cujos eventos ocorrem após Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi.